1 de mai. de 2015

RIO - 450 ANOS


Você já conhece o Rio de Janeiro? Se não, conheça!
Com seus 450 anos completados este ano, o Rio de Janeiro tem muita história para contar. E nós do Fica a Dica, não poderíamos deixar de compartilhar essa reportagem sobre essa cidade maravilhosa.
De capital da colônia a sede do Império Português, a cidade que já foi distrito federal da República testemunhou e protagonizou diversos capítulos da história do Brasil. E tudo começa em 1500, no dia 22 de abril, onde a frota portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral chega ao litoral do atual estado da Bahia.
No dia 1° de janeiro de 1502, navegadores portugueses avistam a Baía de Guanabara. Inicialmente, pensaram que se tratava da foz de um grande rio, então deram o nome de Rio de Janeiro.
Um pouco mais adiante em 1565 – Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, funda no dia 1° de março a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, na região entre o Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão, atual bairro da Urca.




Em 1763, a capital da colônia é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Já em 1808 a família Real desembarca no Rio de Janeiro após Portugal ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão. A cidade torna-se sede da monarquia portuguesa.
No ano de 1822, no dia 7 de setembro, Dom Pedro proclama a Independência do Brasil, que deixa de ser colônia de Portugal. Torna-se então o primeiro imperador do Brasil, com o título de dom Pedro I.


Em 1851 é realizada a primeira regata oficial na enseada de Botafogo, entre a fortaleza da praia Vermelha e a antiga Ponte das Barcas de Botafogo. E em 1858 é inaugurada a Estrada de Ferro Central do Brasil.
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel sanciona a lei Áurea, que põe fim à escravidão no Brasil.
Em 1889, no dia 15 de novembro, Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República, derrubando a Monarquia, na Praça da Aclamação, atual Praça da República, no Rio.
Em 1896 acontece a primeira exibição de cinema no país. Em 1905 a principal marca da reforma urbana em andamento na cidade, a Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), é inaugurada. Até hoje é considerada uma das principais vias públicas do Rio.



1909 – Em 14 de julho, o Teatro Municipal abre suas portas, na Cinelândia, outro grande marco arquitetônico das obras de reurbanização da cidade.



Em 1912, pela primeira vez, Flamengo e Fluminense enfrentam-se no clássico Fla x Flu. Tricolores vencem a partida por 3 x 2.
1918 – É fundado o Cordão da Bola Preta, o mais antigo bloco de carnaval do Rio de Janeiro.

Em 1931, é inaugurada no alto do Morro do Corcovado a famosa estátua do Cristo Redentor.
Em 1932, o Rio de Janeiro é o palco do primeiro desfile oficial das escolas de samba. Mangueira é a grande campeã do ano.
Em 1950, o Estádio do Maracanã é inaugurado e recebe, no mesmo ano, a final da Copa do Mundo de futebol, em que o Brasil perde por 2 a 1 do Uruguai.
1954 – O Ginásio do Maracanãzinho abre as portas para diversos esportes. 
Em 1960, o Rio de Janeiro deixa de ser capital do Brasil, que é transferida para Brasília.
1964 – O Golpe Militar dá início à ditatura no Brasil.


Em 1965, o Parque do Flamengo é inaugurado, com amplas pistas e diversas áreas de lazer.
1969 – Pelé faz seu milésimo gol, de pênalti, num jogo do Santos contra o Vasco, no Maracanã.
Em 1974, a Ponte Rio-Niterói, considerada uma das maiores do mundo, é inaugurada.
1979 – Entra em operação o Metrô, inicialmente com cinco estações: Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória.
Em 1983, o futebol dá lugar ao vôlei no estádio do Maracanã, palco da histórica partida Brasil x URSS, com recorde de público – mais de 90 mil pagantes.
1984 – É inaugurado o Sambódromo, palco dos tradicionais desfiles das escolas de samba.
1985 – Após mais de 20 anos, chega ao fim a ditatura militar no Brasil.
Em 1987 – Ipanema recebe o primeiro torneio internacional de vôlei de praia.
2002 – Jogos Sul-Americanos agitam a cidade. 2007 – Rio é cede dos jogos Pan-Americanos.
Em 2014, a Alemanha é tetracampeã da Copa do Mundo da FIFA, no Maracanã.
Enfim 2015, o Rio completa seus 450 anos, sendo mais conhecido como a Cidade Maravilhosa, esbanjando natureza e cultura. Há muito para se encantar não só com a história do lugar como as belezas naturais, que possuem uma combinação de serra e mar, que formam uma das paisagens mais belas do mundo, principalmente quando a cidade é vista de cima e ou de pontos turísticos, como: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea.
O Rio deslumbra os olhos de seus turistas e moradores com sua natureza generosa, são tantas paisagens deslumbrantes que fica até difícil escolher a mais bonita. Mais alguns exemplos são: A Baía de Guanabara, e o Aterro do Flamengo. Além é claro das suas belas praias como Copacabana e Ipanema.

IPANEMA

Enfim, são muitas e também é difícil escolher a melhor. No Rio também tem a Lagoa Rodrigo de Freitas, que é linda e muito frequentada. E também os bairros boêmios como a Lapa, Botafogo e Leblon.
Ainda não ficou convencido(a)? O infográfico abaixo lista os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e você com certeza vai querer visitar.


Concluindo, o Rio de Janeiro é cheio de encantos e vale muito a pena conhecer. É um dos maiores pontos turísticos do Brasil e tem uma história cheia de acontecimentos marcantes como foi possível notar ao longo dessa reportagem. Se você procura um destino para sua próxima viagem, que tal ir para o Rio? Tenho certeza que irá gostar. 


#ficaadica

Nenhum comentário: